sexta-feira, 19 de junho de 2015

Albert Einstein: "A imaginação é mais importante do que o conhecimento".


Einstein foi um físico teórico nascido na Alemanha, vencedor do Prêmio Nobel de Física e o mais famoso cientista do século 20.
Albert Einstein nasceu em Ulm, no sudoeste da Alemanha em 14 de março de 1879. Sua família se mudou para a Itália depois de negócios de equipamentos elétricos de seu pai faliu. Einstein estudou no Instituto de Tecnologia de Zurique e recebeu seu doutorado em 1905 pela Universidade de Zurique. No mesmo ano, ele publicou quatro artigos científicos inovadores. Uma introduziu sua teoria da relatividade especial e outra sua equação "E = mc² 'que massa e energia relacionada.
Dentro de um curto espaço de tempo o trabalho de Einstein foi reconhecido como original e importante. Em 1909, ele se tornou professor de física teórica na Zurique, em 1911, professor de física teórica na Universidade Alemã de Praga e, em seguida, voltou para o Instituto de Tecnologia em Zurique no ano seguinte. Em 1914, foi nomeado diretor do Instituto Kaiser Wilhelm de Física em Berlim. Ele se tornou um cidadão alemão no mesmo ano. Em 1916 ele publicou sua teoria da relatividade geral.
Einstein recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1921,  por sua descoberta à lei do efeito fotoelétrico e seu trabalho no campo da física teórica.
Durante a década de 1920, Einstein lecionou na Europa, Norte e América do Sul e na Palestina, onde foi envolvido na criação da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Nascido em uma família judaica e um defensor do pacifismo e do sionismo, Einstein tornou-se cada vez mais o foco da propaganda nazista hostil. Em 1933, ano em que os nazistas tomaram o poder na Alemanha, Einstein emigrou para a América. Ele aceitou um cargo no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e tomou a cidadania dos EUA.
Einstein se aposentou do instituto em 1945, mas trabalhou para o resto de sua vida em direção a uma teoria do campo unificado para estabelecer uma fusão entre a teoria quântica e sua teoria da relatividade geral. Ele continuou a ser ativo no movimento pela paz e em favor das causas sionistas e em 1952 foi-lhe oferecido a presidência de Israel, o que ele recusou.

Einstein morreu em 18 de abril de 1955, em Princeton, New Jersey.

Fonte: clique aqui.
Imagem: clique aqui.
Texto traduzido por Enzo Fujimoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário