sexta-feira, 5 de junho de 2015

Transgenia

-Definição de transgenia:
Transgenia é o desenvolvimento de organismos geneticamente modificados, em que ocorre a introdução na carga genética ou genoma o DNA ou ADN (Ácido desoxirribonucleico) de um organismo receptor, de genes alterados de indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes. Essa manipulação genética começou há mais de 30 anos por meio da engenharia genética, essa técnica possibilita a modificação genética para o melhoramento de indivíduos e que não surge características impróprias (ampliação das qualidades dos indivíduos modificados, tornando-se mais resistentes as doenças).

-Definição de OGM (Organismo Geneticamente Modificado):
             Todo Organismo em que o material genético (ADN/ARN) foi alterado por meio de qualquer técnica de engenharia genética, de uma maneira que não ocorreria naturalmente. Estas técnicas são usadas para criar plantas geneticamente modificadas para o cultivo de matérias-primas e alimentos

-Diferença entre transgenia e OGM:
            OGMs e transgênicos não são sinônimos: todo transgênico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo OGM é um transgênico. Um transgênico é um organismo que possui uma sequência de DNA, ou parte do DNA de outro organismo podendo ser da mesma espécie ou não. Enquanto um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente, mas que não recebeu nenhum material genético de outro organismo. Por exemplo, uma bactéria pode ser modificada para expressar um gene bem mais vezes. Isso não quer dizer que ela seja uma bactéria transgênica, mas apenas um OGM, já que não foi necessário inserir material externo (quando inserido um DNA de um outro organismo nessa bactéria, ela passa a ser transgênica).



-Alimentos Transgênicos e suas consequências:
Pesquisas recentes na Inglaterra revelaram aumento de alergias com o consumo de soja transgênica. Os transgênicos podem diminuir ou anular o efeito dos antibióticos no organismo, impedindo assim o tratamento e agravando as doenças infecciosas. Alergias alimentares também podem acontecer, pois o organismo pode reagir da mesma forma que diante de uma toxina. Outros efeitos, desconhecidos, a longo prazo poderão ocorrer, inclusive o câncer.

-Melhoramento nas plantas:
Produtos aprovados:
Algodão começou a produzir uma proteína extremamente tóxica a certos insetos e vermes, tendo assim a redução do uso de pesticidas químicos na produção de algodão.
Soja começou a ser tolerante a herbicidas.
Milho começou a ser resistente a insetos.
Ameixa passou a ser resistente a vírus.
           
Produtos em desenvolvimento:
Arroz- enriquecido de vitaminas.
Tabaco- será produzido vacinas contra Hepatite B.
Milho- vacinas orais da doença de New Castle (para frango).
Coho- maturação rápida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário